Características do Reino Mammalia
- Corpo recoberto por pelos, que podem ser bastante reduzidos em alguns.
- Tegumento com glândulas sudoríparas, odoríferas, sebáceas e mamárias.
- Crânio com dois côndilos occipitais e palato ósseo secundário;ouvido médio com três ossículos (estribo, bigorna, martelo);sete vértebras cervicais (exceto em alguns xenartros ou edentados, e no peixe-boi);ossos pélvicos fusionados.
- Boca com dentição difiodonte (dentes de leite ou decíduos substituídos por um conjunto permanente), dentes heterodontes na maioria(variando em estrutura e função);maxila inferior formada por um único grande osso (dentário).
- Pálpebras móveis e orelhas carnudas (pinnae).
- Quatro membros (reduzidos ou ausente em alguns) adaptados a diversas formas de locomoção: terrestre,aquática, aérea.
- Sistema circulatório composto por um coração com quatro câmaras, aorta esquerda persistente e glóbulos vermelhos anucleados e bicôncavos.
- Sistema respiratório contendo pulmões com alvéolos e cordas vocais (laringe); o palato secundário (palato ósseo anterior e continuação posterior de tecido, o palato mole) separa a passagem do ar da passagem de alimento; um diafragma muscular para trocas de ar separa as cavidades torácica e abdominal.
- Sistema excretor com rins metanéfricos e ureteres que usualmente se abrem em uma bexiga.
- Encéfalo bem desenvolvido, especialmente o neopálio (neocórtex); 12 pares de nervos cranianos.
- Endotérmicos e Homeotérmicos.
- Cloaca presente apenas em monotremados (uma cloaca rasa aparece nos marsupiais).
- Sexos separados, órgãos reprodutores formados por pênis, testículos (usualmente em um escroto,, ovários, ovidutos e vagina;determinação sexual por machos (heterogamética).
- Fecundação interna; os ovos desenvolvem-se no útero, com ligação placentária (placenta rudimentar em marsupiais e ausente em monotremados);membranas embrionárias (âmnion, córion e alantóide).
- Jovens alimentados através de leite produzido pelas glândulas mamárias.
|
Equidna, um monotremado |
|
Canguru, um marsupial |
|
Embrião Humano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário